/Expo Magliani – Uma Troca: Teu Olho, Minha Mão

Expo Magliani – Uma Troca: Teu Olho, Minha Mão

Um de Todos, 2005 - Acrílica sobre tela sobre madeira (série), foto Daniel Wagner

O cytau esteve presente na abertura da expo histórica de Magliani, rica de pinturas a óleo, acrílico e em suportes diversos, além de diversas esculturas. Magiani, ironicamente, de forma póstuma, retorna ao Theatro São Pedro com seu trabalho, após ter encenado uma peça infantil há quase cinquenta anos atrás. Ela era multimídia e multiplataforma: atuava como artista plástica, atriz, diagramadora, ilustradora, escultora. Como mulher negra e desbravadora de uma persona tão atuante, surpreende por ter deixado uma obra de tão elevado padrão de qualidade artística.

O trabalho do curador, Júlio Castro, que conviveu com Magliani em seus últimos anos, no RJ, é muito importante. Estivemos conversando com ele, que demonstra a paixão em representar o legado da artista e amiga, parceira de outrora. As obras são de 2004 e 2007 e também de 1990 e 1996, em fases diferentes da multifacetada Magliani.

Os rostos retratados da artista, representados em diversos tipos de pincelada e estilos, como na série Todos e Um de Todos, trata-se de uma representação da profundidade estética e de expressão de Magliani, que perpassa figuras de seu imaginário.  A exposição esteve em cartaz de 28 de março a 8 de abril de 2018 e na ocasião da abertura também foi rebatizado o Multipalco, que agora passa a chamar-se Multipalco Eva Sopher.

autorretrato com duas orelhas, 2004 - óleo sobre madeira recortada 0 acervo núcleo Magliani - foto Daniel Wagner
autorretrato com duas orelhas, 2004 – óleo sobre madeira recortada 0 acervo núcleo Magliani – foto Daniel Wagner