/Um cuidadoso mundo novo
admirável mundo novo smartcare startup covid-19 pandemia

Um cuidadoso mundo novo

Desde meados de março de 2020, o Brasil e o mundo, ainda antes de nós, alarmaram-se com uma nova realidade: um cuidadoso mundo novo. Novos hábitos, focados no isolamento social, na proteção e na segurança foram inaugurados: lavar as mãos, usar máscara, passar álcool gel, ficar em casa, evitar aglomerações.

Novos paradigmas para tudo: trabalho, estudo, convívio

Assim como no desenho Os Jetsons, de 1962, agora quase profético, passamos a falar por videochamadas: estudar, fazer academia, conversar com a família e amigos. E além: fazer supermercado e pedir comida por aplicativos. Só nos faltam os robôs, apesar de conversarmos com eles o tempo inteiro e termos que provar que não o somos o tempo inteiro rsrsrs.

O Futuro dos Jetsons e Aldous Huxley

Telas planas, computadores de mesa rodando programas de videoconferência (pc desktop com skype?), carros autônomos, robôs aspiradores de pó e um governo controlando as relações dos cidadãos, legitimando o poder: ditando hábitos, relações, sentimentos, consumo e repreendendo comportamentos considerados fora dos padrões. É certo que por motivos diferentes, mas ainda assim, aconteceu de forma bem parecida. E são todas previsões desde os anos 50, de Hanna Barbera e do autor de Admirável Mundo Novo.

Além das previsões, a nova realidade

Crianças passaram a aprender através de telas, pessoas começaram a exercitar-se, a trabalhar em home office e a viver totalmente confinadas. Pelo menos a grande maioria. Professores e personal trainer’s precisaram adaptar-se a uma nova didática telemática. E os pais, naturalmente, necessitaram recalibrar suas capacidades de acompanhamento e até de ensino para seus filhos. Tornaram-se, também, educadores, talvez como sempre deveriam ter sido um tanto.

Empreendedorismo gerando soluções para o novo normal

E o empreendedorismo também não ficou de fora desta nova realidade: a transportadora Braspress adquiriu 200 novos caminhões para atender às demandas na pandemia em comércio eletrônico. Realidade positiva para o setor de comércio eletrônico e também para as transportadoras e para dezenas de negócios físicos que deram os primeiros passos em suas lojas virtuais.


Primeira loja focada em higienização, prevenção e segurança do Brasil

A SmartCare foi notícia no caderno Geração Empreendedora do Jornal do Comércio em julho de 2020

A startup de Porto Alegre SmartCare Tecnologias em Prevenção e Segurança inaugurou a primeira loja virtual especializada em higienização do BR, ofertando máscaras de mais de trinta modelos e tipos, termômetros e oxímetros digitais, tapetes sanitizantes, espumas higienizadoras (testamos e aprovamos seu aroma super agradável e a suavidade com a pele) e o Totem Dispenser SmartGel: uma invenção aprimorada e fabricada pela empresa, possibilitando a liberação do álcool em gel com acionamento via pedal. O e-commerce basicamente reúne tudo que um lojista, as pessoas que precisam trabalhar durante a pandemia ou um trabalhador da saúde necessitam para estar seguros e prevenidos, com valores acessíveis.

Um cuidadoso mundo novo: mudanças de hábitos

Na data deste artigo, em agosto de 2020, alguns países da Europa já ensaiam a retomada das atividades normais da sociedade, como a abertura de bares, galerias de arte, academias e restaurantes. Mas algumas experiências foram mal-sucedidas, com o descuido em massa da população.

O certo é que, por enquanto, e talvez por algum tempo (esperamos que não muito), ainda é desaconselhável pelos especialistas em infectologia participar de aglomerações e retomar atividades dentro de ambientes fechados. Pelo menos até que uma vacina eficaz seja disponibilizada. Use máscara e um face shield por cima. Toda prevenção é pouca num cuidadoso mundo novo.

Artigo Um cuidadoso mundo novo – Veja aqui outra matéria sobre empreendedorismo no site do Cytau. / Press Release da SmartCare aqui neste link